SFTP

Maior controle e economia na transmissão de arquivos

O BTG Pactual oferece também integração com seus clientes através de SFTPs (Secure File Transfer Protocol, que significa Protocolo de Transferência Segura de Arquivos), com comunicação direta entre o BTG Pactual e a infra do cliente. Com isso o cliente tem maior controle no envio e recepção de arquivos, evitando custos com outros meios para sua operação.

O uso de SFTPs é indicado para empresas que não necessitam de serviços a mais oferecidos por VANs, ou que desejam ter maior controle sobre o processo de transmissão de arquivos, sendo necessário realizar a gestão para envio de remessas e coleta de retornos.


Contratação de serviços via SFTP

Existe uma separação na contratação de uma SFTP para uso direto e exclusivo de um cliente BTG Pactual e para o uso de uma empresa terceira que faça a gestão de arquivos de um ou mais clientes. Os processos diferentes visam manter a segurança e integridade dos dados enviados, minimizando riscos de vazamentos e exposição de dados sensíveis.

Formas de Provisionamento de SFTP

Uso direto de cliente BTG Pactual

Para transferências de arquivos feitas diretamente entre o BTG Pactual e o cliente final, o provisionamento de sua SFTP necessita apenas que nos seja informado o IP de saída de sua rede corporativa1 e um contato técnico.

Após a criação da SFTP e liberação de acessos, bem como a configuração da estrutura interna de pastas para envio e recepção de arquivos, a equipe técnica do BTG Pactual solicitará uma reunião junto ao contato técnico informado para a validação do acesso pelo cliente.

Uso via empresa terceira

Em casos em que a criação da SFTP for para empresas terceirizadas, que operem a transmissão de arquivos em favor a um cliente, alguns passos adicionais serão necessários.

Processo de diligência: um questionário é enviado à equipe técnica da empresa, para atestar o nível de segurança existente, de forma a garantir ou minimizar o risco potencial de vazamento de informações dos clientes BTG Pactual

Criação de VPN: após a aprovação no processo anterior, é criada uma VPN dedicada para a conexão com a empresa, garantindo o isolamento da conexão em ambientes externos

Envio de credenciais

Uma vez criada sua SFTP, a equipe técnica do BTG Pactual agendará uma reunião com o contato técnico informado para a passagem das credenciais de acesso e para a validação de acesso ao serviço. Uma vez informada as credenciais, o cliente deve armazenar de forma segura as credenciais, prevenindo-se de perdas ou vazamentos.

Observação: O BTG Pactual nunca realiza o envio de credenciais por e-mail ou outros tipos de mensagens eletrônicas. Entre em contato caso receba contatos estranhos.

Acesso à sua pasta segura

Já em posse de suas credenciais, o cliente pode utilizar de aplicações específicas para o acesso, sendo algumas recomendações as ferramentas abaixo:


Envio e recepção de arquivos

Para facilitar a gestão na troca de arquivos, entre remessas e retornos, sua SFTP será entregue com 2 pastas: upload e download, cada uma com uma responsabilidade distinta, que devem ser utilizadas da seguinte forma:

  • upload: pasta para o cliente colocar suas remessas a serem processadas
  • download: pasta onde seus arquivos de retorno serão disponibilizados

📘

Importante ter realizado a parametrização dos produtos a serem utilizados antes de iniciar o envio de arquivos em sua SFTP (veja Produtos)

Gestão de arquivos

Arquivos de remessa

Uma vez que o cliente disponibilize um arquivo de remessa na pasta upload, assim que o arquivo for consumido para processamento, esse arquivo é automaticamente removido, para evitar duplicidade de operações.

Arquivos de retorno

Após o processamento das operações enviadas via remessa, os arquivos de retorno são disponibilizados pelo cliente, que, diferentemente dos arquivos de remessa, não são apagados automaticamente, ficando sob responsabilidade do cliente final a gestão dos arquivos processados, podendo inclusive apagá-los após seu consumo.

🚧

Diferente da transmissão via VANs, o envio de arquivos via SFTP requer que os arquivos de remessa sejam enviados com a nomenclatura correta, sob risco dos sistemas do BTG Pactual não serem capazes de identificarem e coletarem arquivos enviados fora de padrão