Criação de Aplicativos

Os aplicativos são a forma que o BTG Pactual Empresas usa para fornecer acesso ao ambientes de Produção e Sandbox das nossas APIs. É também a forma que oferecemos para o desenvolvedor do parceiro gerenciar os Escopos da solução.

Criação de Aplicativos

A criação de aplicativos é feita apenas e somente pelo desenvolvedor cadastrado pelo titular da conta. É importante ressaltar que para a utilização do ambiente de produção é preciso ter um aplicativo verificado, enquanto o ambiente de Sandbox é completamente gratuito.

O que é um aplicativo verificado?

Um aplicativo verificado é um aplicativo que possui permissões para realizar requisições e consumir os serviços que refletem no mundo real e consomem dados reais(emitir um boleto registrado na CIP por exemplo).

Como eu verifico um aplicativo?

Para ter seu aplicativo verificado você precisa, primeiro, se certificar que possui o plano avançado contratado.
O processo entre a solicitação de verificação e a devolutiva pode levar até 7 dias úteis

Depois disso, você criará um aplicativo assim como ensinaremos logo abaixo, porém, deixando o botão no topo da tela configurado para o modo "produção":

Após criar um aplicativo com com este botão configurado para "Produção", ele será encaminhado para a nossa análise e avaliaremos a viabilidade e conformidade com normas que precisamos seguir. Você será informado, após a analise, se seu aplicativo foi aprovado ou negado e como proceder.

Vamos aos passo a passo para a criação do seu primeiro aplicativo?


Clique em "Criar Aplicativos" para começar o fluxo de criação de aplicativo

Você será guiado pelo processo de criação de aplicativo, onde você poderá definir as informações que refletirão nos nossos sistemas quanto ao seu aplicativo. O fluxo consiste em 3 etapas:

  • Dados do aplicativo
  • Escopos utilizados
  • Resumo

Dados do aplicativo

app-1

Esta é a primeira etapa na criação de aplicativo e exigirá que você informe:

  • Nome: É o nome que identificará o aplicativo da sua empresa no nosso sistema e aparrecerá para seus clientes.
  • Tipo: É o tipo de aplicação que seu aplicativo alimentará. Veja Características para saber mais.
  • Descrição do aplicativo: É uma breve descrição sobre as finalidades do seu aplicativo e não é obrigatório.
  • Modelo de integração: É referente ao modelo de integração que seu aplicativo poderá realizar. Veja Modelos de Aplicativo para saber mais.
  • URL de redirecionamento: É a URL que será utilizada para o callback durante nosso fluxo de autenticação. Veja Authorization Code para saber mais.

Escopos utilizados

Aqui você encontrará uma lista dos Escopos separados por serviço para que você escolha quais deseja consumir no seu sistema.

Em caso de dúvida lembre-se de visitar a página de Escopos para entender exatamente o funcionamento dos escopos e o que eles representam.

Resumo

Esta é a ultima etapa para a criação do seu aplicativo. Aqui você receberá um sumário contendo todas as informações preenchidas para que realize uma revisão e nos envie.

Basta clicar no item que deseja para que veja as informações presentes!

Após confirmar as informações e enviá-las, seu aplicativo ficara pendente de homologação se for o ambiente de produção e caso seja um aplicativo de sandbox ele já ficará disponível para uso!

Status do aplicativo

Agora, após a criação, você poderá ver nos seus aplicativos o status dele quanto à aprovação: