BTG Id

Serviço de autenticação do BTG Pactual Empresas

Autenticação

Os serviços disponibilizados pelas APIs BTG Pactual Empresas necessitam que o aplicativo do parceiro passe por um ou mais dos fluxos de autorização. Nesta seção você terá um overview sobre o básico de como funciona nosso servidor de autenticação BTG Id.
Atente-se às próximas seções para saber qual a utilização de cada um dos fluxos.

BTG ID

O BTG Id é a plataforma de autenticação e autorização do BTG Pactual Empresas e é por meio dele que os parceiros são concedidos acessos às nossas APIs.

Funcionamos com um sistema de permissões a nível de usuário, fazendo com que nenhum sistema possa acessar dados sem antes a permissão do usuário que terá seus dados acessados.

O BTG Id segue os protocolos OpenID Connect e OAuth 2.0, permitindo o uso de bibliotecas open source na linguagem ou plataforma de preferência do desenvolvedor.

Conceitos basicos

AuthFlow

Este é o fluxo padrão para a utilização das nossas APIs e podemos observar que existem quatro partes envolvidas:

  1. Authorization Server:
    O servidor de autorização é o modulo responsável pela garantia de identidade do usuário, conceção e revogação de acessos a certos recursos e emissão de tokens.
    Os tokens vem pra você em dois tipos: O Access Token e o Refresh Token

    • Access Token: É o token emitido a partir das permissões concedidas pelo usuário final. Representa a autorização da aplicação de acessar certos dados de um usuário na API. Tem duração de 24h.
    • Refresh Token: É o token emitido juntamente ao Access Token e é utilizado para renová-lo sem a necessidade de interação com o usuário final. Tem duração de 10 dias.(RENOVAVEL).

    Um exemplo de response do Authorization Server contendo o Access Token e o Refresh token:

   {
        "access_token":"eyJhbGciOiJSUzI1NiIsInR",
        "refresh_token":"WV6G4HKBrv",
        "scope":"apps email openid profile webhooks",
        "id_token":"eyJhbGciOiJIUzI1NiJ9.eyJzd",
        "token_type":"Bearer",
        "expires_in":86400
   }
  1. Resource Owner
    Geralmente também usuário final, o Resource Owner é o detentor dos dados a serem acessados e é quem concede os acessos a certos recursos para o Client.

  2. Client
    Este é o aplicativo do parceiro, identificado por meio do Client Id, e é a parte do fluxo que solicita tokens para o Authorization Server, com base nas permissões do Resource Owner.

  3. Resource Server:
    Esta é a parte do fluxo onde estão localizados os dados do Resource Owner e aqui o ocorre a autenticação do Client com segurança e a liberação do acesso aos dados por meio do Access Token.